O nome popular da planta Sansevieria ehrenbergii (Blue Sansevieria) no Brasil é “Espada-de-São-Jorge azul”.
Classificação científica
A suculenta Sansevieria ehrenbergii, também conhecida como Blue Sansevieria, pertence à família Asparagaceae, à subfamília Nolinoideae e ao gênero Sansevieria.
Origem
A Sansevieria ehrenbergii, também conhecida como Blue Sansevieria, é uma planta originária da região da África Oriental, incluindo países como Quênia, Tanzânia e Somália. Ela cresce naturalmente em áreas de clima seco e é conhecida por sua resistência e capacidade de sobreviver em condições adversas. A suculenta foi introduzida em outras regiões do mundo devido à sua popularidade como planta ornamental devido às suas folhas verdes-azuladas distintas.
Clima
A temperatura ideal para o cultivo da planta Sansevieria ehrenbergii (Blue Sansevieria) é entre 18°C e 24°C. Essa planta é nativa de regiões tropicais e subtropicais, portanto, é importante evitar temperaturas muito baixas ou muito altas.
Solo
A Sansevieria ehrenbergii (Blue Sansevieria) é uma planta suculenta que pode ser cultivada em diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados. No entanto, a planta se adapta melhor a solos arenosos ou argilosos com boa capacidade de drenagem.
Uma mistura de solo ideal para o cultivo da Sansevieria ehrenbergii pode ser feita combinando partes iguais de solo para cactos e suculentas, perlita e areia grossa. Essa mistura proporcionará um solo leve e bem drenado, evitando o acúmulo excessivo de água nas raízes da planta.
É importante também que o solo seja ligeiramente ácido a neutro, com um pH entre 6 e 7. Portanto, é recomendado testar o pH do solo antes do plantio e fazer ajustes, se necessário, adicionando materiais como turfa ou casca de pinus para alcançar o pH adequado.
Além disso, a Sansevieria ehrenbergii é uma planta resistente e tolerante à seca, portanto, é importante evitar o excesso de rega. O solo deve ser regado apenas quando estiver completamente seco, permitindo que as raízes da planta respirem e evitando o apodrecimento das raízes.
Lembre-se de fornecer também uma boa exposição à luz solar, pois a Sansevieria ehrenbergii precisa de luz intensa para crescer e manter sua coloração azulada característica. Colocar a planta em um local ensolarado ou próximo a uma janela com luz direta é o ideal para o seu desenvolvimento saudável.
Deixe um comentário