Disocactus nelsonii

O nome popular da planta Disocactus nelsonii no Brasil é “flor-de-maio”.

Classificação científica

A suculenta Disocactus nelsonii pertence à família Cactaceae, subfamília Cactoideae e gênero Disocactus.

Origem

A suculenta Disocactus nelsonii é nativa do México. Ela foi descoberta e descrita pelo botânico britânico Edward Frederick Anderson em 1974. O nome “nelsonii” é uma homenagem ao botânico americano Charles Nelson, que coletou a planta pela primeira vez na região de Oaxaca, no México. A Disocactus nelsonii é uma espécie de cacto epífita, que cresce em árvores ou rochas, e é conhecida por suas flores vermelhas brilhantes.

Clima

A suculenta Disocactus nelsonii é nativa do México e prefere um clima quente e úmido. A temperatura ideal para o cultivo dessa planta é entre 20°C e 30°C durante o dia e entre 15°C e 20°C durante a noite. Ela não tolera temperaturas abaixo de 10°C e pode sofrer danos se exposta a geadas. Além disso, essa planta também precisa de bastante umidade no ar e no solo para se desenvolver adequadamente.

Solo

A suculenta Disocactus nelsonii é uma espécie de cacto epífita, ou seja, ela cresce naturalmente em árvores ou rochas. Portanto, para o cultivo dessa planta, é recomendado o uso de um solo bem drenado e poroso, que permita o escoamento adequado da água.

Uma mistura de substrato composta por partes iguais de terra vegetal, areia e perlita ou casca de pinus triturada pode ser uma opção adequada para o cultivo da Disocactus nelsonii. Essa combinação proporciona uma boa drenagem, evitando o acúmulo excessivo de água nas raízes.

Além disso, é importante que o solo seja rico em matéria orgânica, para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da planta. Adicionar um pouco de húmus de minhoca ou composto orgânico pode ser benéfico nesse sentido.

É importante também que o vaso utilizado para o cultivo seja de tamanho adequado, permitindo o crescimento das raízes da planta. Além disso, a Disocactus nelsonii é uma planta que aprecia a luminosidade, mas não tolera a luz solar direta intensa. Portanto, é recomendado colocá-la em um local com luz indireta brilhante ou com sombra parcial.

Lembre-se de regar a planta de forma adequada, evitando o encharcamento do solo. Espere até que a camada superior do substrato esteja seca antes de regar novamente. Durante o período de dormência, que geralmente ocorre no inverno, reduza a frequência das regas.

Com os cuidados adequados, a Disocactus nelsonii pode se desenvolver bem e produzir belas flores.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *